Segurança Publica

A IMPORTÂNCIA DA POLÍCIA MILITAR NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

Segurança Publica
Imagem da Internet

Prezados Leitores Boa Tarde!
Iniciamos essa semana com um Artigo muito importante para a nossa População!


A Segurança Pública é um tema que, de forma praticamente diária, está em pauta na imprensa do Brasil e domina as redes sociais. A insegurança, somada ao medo, está presente na vida de grande parte da população, principalmente nas grandes cidades. O acesso à saúde, à educação e à moradia são fundamentais tanto quanto a garantia de ir e vir, pois é um direito fundamental previsto pela Constituição Federal de 1988, e é responsabilidade do Estado assegurá-lo.

O Art. 144 da Constituição diz que: a segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícias Civis e Polícias Militares e Corpo de Bombeiros Militares.

Neste contexto, a gloriosa Polícia Militar, em especial a do Estado de São Paulo,  tem papel relevante como força pública estadual, primando pelo zelo, coibindo os ilícitos penais e infrações administrativas por meio de sua principal atividade, o patrulhamento ostensivo, a principal fonte que reduz a sensação de insegurança.

Nos dias atuais, o papel executado vai além do combate à criminalidade, e atua em uma série de outras situações que não estão elencadas em normas criminais, como por exemplo: desastres, incêndios, realização de partos, prestar socorro, organização de trânsito, segurança em eventos, entre outros.

De uma forma bem simples, a PM é responsável por cuidar e prevenir, diferente da Polícia Civil, por exemplo, que tem como objetivo investigar e buscar os autores das infrações e ações criminosas.