.: Prefeitura cria Núcleo de Bem Estar para intensificar ações voltadas aos animais de pequeno e grande porte

Prefeitura de Piracicaba

Por Patrick Taylor Graciano 07/10/2021 - 06:42 hs
Foto: Foto Justino Lucente/CCS
.: Prefeitura cria Núcleo de Bem Estar para intensificar ações voltadas aos animais de pequeno e grande porte
CCZ será sede do Núcleo de Bem Estar Animal

Autor: Texto: Andressa Mota/CCS | Fotos: Justino Lucente/CCS e Felipe Poleti/CCS


A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai criar o Núcleo de Bem Estar Animal, que será constituído de ações conjuntas do Programa Disk Animais, da Sedema, e do Setor de Zoonoses, da SMS.

O objetivo é intensificar as ações voltadas aos animais no município, assegurando a defesa e a proteção deles, bem como o atendimento às necessidades essenciais básicas e às medidas de saúde e bem-estar animal. A vereadora e protetora dos animais Alessandra Bellucci tem atuação ativa junto ao Executivo para criação do núcleo.

Em reunião na manhã de ontem, terça-feira, 05/10, os secretários da Sedema, Alex Gama Salvaia, e da Saúde, Filemon Silvano, estiveram no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) para formalizar a parceria entre as Pastas junto aos servidores. O prefeito Luciano Almeida também visitou o local na última segunda-feira, 03/10. “Teremos muitas novidades voltadas para o bem-estar e tratamento dos animais na cidade. Todas elas em parceria com a iniciativa privada para a gente começar, de fato, um projeto que cuide dos animais no município”, afirma o prefeito.

O CCZ será a sede do Núcleo de Bem Estar Animal, que receberá melhorias em sua estrutura, como ampliação do estacionamento e do centro cirúrgico, visando que o local fique mais acolhedor também para os servidores e para a população visitar, com objetivo de intensificar as adoções.

Conforme explica Salvaia, o serviço Disk Animais, que atua com animais de grande porte, será transferido para onde fica hoje o CCZ, ganhando com estrutura de piquetes (espaço destinado aos animais) e mangueira de manejo, que hoje o serviço não tem. Além disso, o CCZ ganhará um solário para ampliar os locais disponíveis para que os animais de pequeno porte já residentes no canil e gatil do CCZ fiquem soltos.

“Vai ter uma área dos animais que são de boa convivência e uma outra área dos animais que são mais agressivos. Então eles não vão mais passar o dia inteiro presos em uma baia. Isso já vai melhorar bastante a qualidade de vida enquanto eles estão aqui”, afirma Salvaia.

Segundo Filemon Silvano, o Núcleo de Bem Estar Animal será a concretização das melhorias das ações voltadas aos animais no município e vê como oportunidade para que todos os servidores atuem em conjunto para propor ações contínuas de aprimoramento dos processos. “A Secretaria de Saúde, como parceira do projeto, está à disposição para o que for necessário para aprimorarmos nossa estrutura e os servidores têm papel fundamental, uma vez que são eles que atuam diariamente no trabalho que realizamos no CCZ”, comenta.

O Núcleo de Bem Estar Animal também vai focar no controle populacional, por meio da ampliação do serviço de castração, e em ações para intensificar a adoção responsável. Além disso, visa o planejamento de ações para atendimento veterinário e tratamento dos animais. “O animal não pode ficar aqui nem um dia além do necessário para que ele seja tratado. Esse indicador do tempo de permanência curto é o nosso maior desafio de buscar meios de que o animal venha, tenha condições e saia o mais rápido possível”, enfatiza Salvaia. “Ainda queremos explorar a disponibilidade dos veterinários para que façam também atendimento clínico de animais da cidade para as pessoas que não têm condições de pagar”, complementa.

Para a vereadora Alessandra Bellucci, a criação do Núcleo é uma necessidade de todos os municípios e considera que é uma evolução essencial na forma de Piracicaba cuidar dos animais, focando na saúde física e mental desses. “As mudanças na estrutura do CCZ, com o solário, um ambiente colorido e a maneira dos animais serem acomodados aqui, por exemplo, serão uma evolução para a nossa cidade e vamos conseguir fazer um ciclo: os animais chegam, são tratados e são doados. Assim, outros poderão vir para cá. É um processo que vai trazer uma população mais sadia, as pessoas mais felizes de saberem que os animais que estão vindo para cá vão ter um destino, um lar, e outros poderão ser acolhidos”, afirma a vereadora. 

Para visualizar a matéria direto na fonte, clique aqui.

Portal Informativo Piracicaba

Diretor & Jornalista

Registro nº: 0090493/SP
Patrick Taylor Graciano
contato@informativopira.com.br