informativo, piracicaba, pira, taylor, peixe, para, notícias

IP | Jornalismo com Responsabilidade

Quinta-feira, 17 de Abril de 2025
Helinho Zanatta será festeiro da Festa do Divino em 2026, ano em que evento comemora 200 anos

Prefeitura Piracicaba

Helinho Zanatta será festeiro da Festa do Divino em 2026, ano em que evento comemora 200 anos

Festa é tombada como patrimônio imaterial e acontece no mês de julho

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O prefeito Helinho Zanatta recebeu o convite para ser o festeiro da Festa do Divino de Piracicaba em 2026, quando a celebração completará dois séculos. O convite, que foi aceito pelo prefeito, foi feito na manhã de hoje, 29/01, pelo festeiro deste ano, Gilmar Rotta, pelo presidente da Irmandade do Divino, Victor Alberto Totti, e pelo voluntário Odinei Assarisse, que levaram a Bandeira do Divino para o Gabinete do prefeito.

"É um privilégio, uma alegria e uma bênção de Deus poder ajudar, em especial em uma data tão comemorativa, que é a de 200 anos. É uma tradição religiosa, uma tradição que faz parte da história do piracicabano. Vou dar o melhor de mim para ajudar", ressaltou Helinho Zanatta.

Gilmar Rotta explicou um pouco do rito. "Em julho, o prefeito receberá oficialmente a Bandeira e ficará como Festeiro de 2026, nos 200 anos da festa. A Festa do Divino é uma tradição, existe de desde 1826, e no primeiro ano de gestão o prefeito é convidado para ser festeiro e continuar transmitindo a mensagem do Espírito Santo para abençoar a cidade".

Publicidade

Leia Também:

Este ano, a parte religiosa da 199ª edição da festa começa no domingo, 06/07, com a derrubada dos barcos no rio Piracicaba, seguida do tríduo, no início da semana, e a parte festiva, que vai de 10 a 13/07, no largo dos Pescadores e avenida Beira Rio.

HISTÓRICO - A Festa do Divino teve início em 1826, e se configura como a mais tradicional manifestação religiosa e popular da região, atraindo milhares de pessoas, com expressivos rituais, como Folia, Pouso, Leilão de Prendas, Encontro das Bandeiras, Procissão, Missa e Rodas de Cururu e Violeiros. O evento é organizado pela Irmandade do Divino Espírito Santo e tem apoio da Prefeitura de Piracicaba.

Em dezembro de 2016, por meio de decreto, a festa foi instituída como patrimônio cultural imaterial de Piracicaba.

 

FONTE/CRÉDITOS: Com.Prefeitura
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Gilmar Rotta, festeiro de 2025, Victor Totti, presidente da Irmandade do Divino, Helinho Zanatta e Odinei Assarisse com a Bandeira do Divino.
Comentários:
Camille

Publicado por:

Camille

Jovem Escritora, 16 anos,

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )