informativo, piracicaba, pira, taylor, peixe, para, notícias

IP | Jornalismo com Responsabilidade

Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 12 de Março 2026
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Notícias Geral

Ações do primeiro dia da Sipat da Prefeitura reuniram 60 pessoas

Abertura da Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho aconteceu na manhã de hoje, 16/10, no anfiteatro da Smads, e prosseguiu até o final da tarde

Ações do primeiro dia da Sipat da Prefeitura reuniram 60 pessoas
O psicologo Fabrício Fosther de Lima fez a palestra de abertura da Sipat 2024
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Cerca de 60 pessoas participaram hoje, quarta-feira, 16/10, das atividades do primeiro dia da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Assédios (Sipat), que segue até sexta-feira, 18/10, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), sob organização da Secretaria de Administração. Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios (Cipa), a Sipat traz como tema Segurança: Responsabilidade de Cada Um; Tarefa de Todos e é direcionada aos servidores públicos municipais.

Na abertura da Sipat, a secretária da Smads, Euclídia Fioravante, representou o prefeito Luciano Almeida, e destacou a importância das ações. "É a partir da capacitação dos membros da Cipa que conseguimos melhorar o dia a dia no trabalho dos servidores públicos. Prevenir acidentes é ter melhor saúde no trabalho", afirmou.

O engenheiro de segurança no trabalho e presidente da Cipa, Francisco Renato Campos, destacou que a Sipat visa criar um ambiente de trabalho mais seguro, com ações preventivas para evitar acidentes e doenças relacionadas ao trabalho por meio de uma programação diversa, abordando temas como o álcool e outras drogas, educação financeira, assédio e infecções sexualmente transmissíveis. "Preparamos uma programação diversificada, por meio da qual os participantes poderão se atualizar sobre aspectos importantes relacionados à saúde e segurança no ambiente de trabalho. Por isso é muito importante a participação de todos nas ações que acontecem até a próxima sexta-feira".

Publicidade

Leia Também:

Nesta quarta-feira, 16/10, os temas abordados foram ISTs: Infecções Sexualmente Transmissíveis, sob o comando do psicólogo do Cedic (Centro de Doenças Infectocontagiosas), Fabrício Fosther de Lima; Álcool e outras drogas – Toda forma de vício é ruim, não importa que seja drogas, álcool ou idealismo, ministrada pela psicanalista Paula Becker; e CVV: Pedir ajuda, é sinal de força e não de fraqueza, pense nisso, com Eliane Ramos, voluntária do Centro de Valorização da Vida. Programação completa abaixo.

CIPA – A Comissão é composta por 36 membros, representando as diversas secretarias municipais. Ela existe para investigar e reconhecer os riscos que podem gerar acidentes e doenças do trabalho, criar mecanismos para proporcionar condição de trabalho segura para todos os servidores e realizar verificações periódicas nos postos de trabalho para garantir que todos cumpram normas de segurança e prevenção.

SERVIÇO – A Sipat acontece até sexta-feira,18/10, a partir das 8h30, no anfiteatro da Smads, localizado na rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, Centro. O tema é Segurança: Responsabilidade de cada um; tarefa de todos.

 

Confira a programação da Sipat 2024 – Prefeitura Municipal de Piracicaba

 

17/10/24

8h30 – Palestra: Planejamento financeiro

Tema: "Jamais gaste seu dinheiro antes de você possuí-lo"

Palestrante: Ricardo Souza, mestre e professor de finanças

13h30 – Palestra: Primeiros Socorros

Tema: Atitudes que salvam vidas, será que somos capazes de saber agir?

Palestrante: Juliana Baldan de Barros, enfermeira coordenadora do Samu e do Núcleo de Educação em Urgência de Piracicaba

 

18/10/24

8h30 – Palestra: Assédio Moral e Sexual

Tema: Assédios, não sofram, não pratiquem, a sua consciência é o melhor livro moral e o que menos se consulta

Palestrante: Ana Carolina Toniolo, Terapeuta Ocupacional do Cerest

9h45 – Palestra: CVV e a valorização à vida

Tema: Pedir ajuda, é sinal de força e não de fraqueza, pense nisso

Palestrante: Eliane Ramos, voluntária do CVV

13h30 – Palestra: Assédio Moral e sexual

Tema: Assédios, não sofram, não pratiquem, a sua consciência é o melhor livro moral e o que menos se consulta

Palestrante: Ana Carolina Toniolo, Terapeuta Ocupacional do Cerest

 

FONTE/CRÉDITOS: Com.Prefeitura
Camille

Publicado por:

Camille

Jovem Escritora, 18 anos,

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Informativo Piracicaba
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR