As aulas do Programa Aluno Tutor em Tecnologia Google tiveram início ontem, 19/09, na sala de formação da Secretaria Municipal de Educação. Cerca de 30 alunos das Escolas Municipais Alberto Thomazi, Judith Moretti Accorsi, Mário Boscolo, Carlos Sodero, Santo Granuzzio e Adolfo Basile começaram a receber a capacitação para atuarem como protagonistas na adoção de tecnologias no ambiente escolar, e ao final do percurso, serão reconhecidos como alunos tutores.
As estudantes da escola Mário Boscolo, Maria Clara Gimenez, de 10 anos, e Rebeca Theodoro, de 9 anos, estavam empolgadas para participar das aulas do programa. "Eu gosto de tecnologia e sou curiosa. É muito legal porque a gente usa os Chromebooks e a aula é diferente", afirmou Maria Clara. "Eu gostei muito porque além de aprender coisas novas, a gente saiu da escola para conhecer um lugar diferente (as aulas acontecem no prédio da SME)", complementou Rebeca.
A coordenadora da escola Mário Boscolo, Cynthia Ajudarte Lopes, afirmou que os alunos ficam ansiosos pelas aulas do programa. "Essa capacitação é essencial porque a tecnologia está cada vez mais presente na vida de todos. As crianças precisam aprender a usá-la de maneira responsável, e o Programa Aluno Tutor não só oferece esse aprendizado, mas também os prepara para serem multiplicadores desse conhecimento nas escolas."
A partir de agora, através de encontros quinzenais, os alunos receberão a capacitação para se apropriarem das ferramentas educacionais do Google e torná-los multiplicadores e apoiadores do uso dessas ferramentas em sala de aula. Após a formação, eles estão aptos não apenas para aplicar essas tecnologias em uso próprio, como também para auxiliar membros da comunidade escolar, assumindo papel de protagonistas da cultura de inovação nas escolas.
Essa é a segunda edição do programa e contempla 50 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, de 12 escolas da Rede Municipal de Educação de Piracicaba.
A realização da capacitação é resultado da parceria entre a Prefeitura de Piracicaba, por meio da SME, e a Colaborativa, empresa parceira do Google for Education.
Comentários: