Com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), teve início na manhã de ontem, terça-feira, dia 24/9, na sede do Sest/Senat, o curso de Capacitação Técnica Paralímpica, que é realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e pela Secretaria de Esportes de São Paulo.
A solenidade de abertura contou com a presença da coordenadora de paradesporto da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Geiza da Silva, do prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, e da secretária da Selam, Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca.
Luciano Almeida disse que o curso de capacitação é uma iniciativa que tem o objetivo de oferecer as ferramentas necessárias para que os profissionais da área da Educação Física possam contribuir para a integração das pessoas com deficiência no município. "Podemos fazer a diferença e oferecer oportunidades iguais a todos", ressalta Luciano.
Para Branca, a oportunidade de trazer o curso para Piracicaba demonstra, mais uma vez, o diferencial da Administração, que acredita no valor das parcerias que são significativas para atender as necessidades de todos os setores.
Geiza Silva destacou que a capacitação paralímpica é sempre bem-vinda para que os educadores possam levar a prática da inclusão para dentro das escolas, através das atividades físicas. "É preciso ter vontade para ajudar o próximo através do fomento do esporte paralímpico, que abre caminhos para os alunos, os paratletas e suas famílias."
Durante a solenidade de abertura do curso de capacitação, a mesa também contou com a presença da coordenadora de Educação Física da Diretoria de Ensino Região de Piracicaba, Valéria Fernandes e do representante do Sest/Senat Piracicaba, Edjaime Assis da Silva, além de professores de Educação Física das escolas municipais e estaduais.
Um dos participantes do curso de capacitação, Marcelo José Evangelista, 62 anos, disse que o aprendizado serve como incentivo para que ele possa voltar a praticar vôlei. "Tive um problema de saúde e perdi uma das pernas e isso me afastou das quadras, mas hoje entendo que o paradesporto abre espaços para todos", ressalta Evangelista que é funcionário da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transporte). Agora, Evangelista está aprendendo a praticar o vôlei sentado.
Para a professora de Educação Física Giovana Detoni Borba Tertuliano, 27 anos, o curso é uma oportunidade diferenciada para a formação adequada dos professores. "Saímos do nosso conforto para conhecermos uma temática fundamental a nós educadores", disse a professora que trabalha na Escola Estadual Dr. Alfredo Cardoso.
O CURSO - A atividade integra o Programa de Desenvolvimento Paralímpico e acontece de hoje até sexta-feira, dia 27/9, na sede do Sest/Senat de Piracicaba, localizado a rua Rossini Pinto, 200, no Jardim Panorama. O curso é gratuito e tem como público-alvo professores de Educação Física e os estudantes do último ano de graduação de Educação Física, além dos professores da rede pública e privada de ensino.
Durante os quatro dias de capacitação todos os participantes têm acesso aos conteúdos teóricos e as aulas práticas nas modalidades de atletismo, badminton, halterofilismo, futebol de cegos, judô, tênis de mesa, voleibol sentado e natação.
SERVIÇO - Curso de Capacitação Técnica Paralímpica, de 24 a 27/9, na sede do Sest/Senat, localizado a rua Rossini Pinto, 200, no Jardim Panorama. Os interessados podem fazer suas inscrições gratuitas pelo site: http://www.paralimpico.com.br.
Comentários: