informativo, piracicaba, pira, taylor, peixe, para, notícias

IP | Jornalismo com Responsabilidade

Aguarde, carregando...

Terça-feira, 21 de Abril 2026
FSK_IP
FSK_IP

Notícias Prefeitura Piracicaba

Prefeitura lança projeto Superação, com foco em atendimento integral à população em situação de rua

Objetivo do projeto é ofertar serviços que estimulem a reintegração social e ao mercado de trabalho

Prefeitura lança projeto Superação, com foco em atendimento integral à população em situação de rua
CCS
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, apresentou na manhã de hoje, 14/11, a ação Superação – Um Projeto de Todos, que tem como objetivo oferecer atendimento integral às pessoas em situação de rua, promovendo acolhimento, escuta ativa, orientação e encaminhamento para os serviços públicos e para o mercado de trabalho, visando sua reinserção à sociedade. A iniciativa foi apresentada durante coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje, 14/11, no auditório da pasta. As ações terão início na segunda-feira, 17/11.
Compuseram a mesa da coletiva o prefeito Helinho Zanatta; o vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Sérgio Pacheco Jr.; o secretário de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, Edvaldo Brito; o procurador-geral do município, Marcelo Maroun; o vereador Thiago Ribeiro, representando a Câmara Municipal; e os vereadores Valdir Vieira Marques, o Paraná; Gustavo Pompeo, Fábio Silva e Renan Paes. Também estiveram presentes o secretário-executivo de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, Adriano Camargo, e secretários municipais.
De acordo com o Censo realizado pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), conduzido pela empresa INDISAT, foram abordadas aproximadamente 260 pessoas em situação de rua no município. Com base nesses dados, o projeto Superação pretende oferecer atendimento multidisciplinar e humanizado, com ações que estimulem a reintegração social e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Entre as instituições convidadas estão Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), CDL (Câmara Dirigentes Lojistas de Piracicaba), igrejas e associações de moradores de bairros.
"Esse projeto é resultado de 60 dias de planejamento intenso, entre as secretarias e a sociedade. É técnico, completo e contamos com o apoio da imprensa e da população para alcançar o sucesso e oferecer oportunidades a quem mais precisa", afirmou o prefeito Helinho Zanatta.
O secretário de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, Edvaldo Brito, agradeceu ao prefeito Helinho Zanatta pelo apoio para viabilizar a implementação do projeto. "A partir de segunda-feira, começam as ações intensificadas previstas para os primeiros 30 dias e, depois, passarão a funcionar de forma contínua. Todo atendimento será realizado de forma humana, identificando as necessidades de cada pessoa para garantir os encaminhamentos adequados."
O secretário de Saúde, Dr. Sergio Pacheco, explicou que o projeto contará, nas primeiras semanas, com 120 leitos de internação em cidades da região e reafirmou o compromisso com o acompanhamento posterior. "Nosso objetivo é garantir o tratamento no segmento adequado, evitando que a pessoa seja tratada e devolvida à sociedade sem suporte", disse.
O vereador Thiago Ribeiro parabenizou a iniciativa e reforçou a importância da parceria entre os poderes públicos e a imprensa. "É importante deixar um legado positivo e entregar a população de Piracicaba a qualidade de vida que ela merece", afirmou.

O PROJETO - A iniciativa será conduzida pela Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família de forma integrada com outras secretarias municipais, com maior participação inicial das secretarias de Saúde, Fundo Social de Solidariedade, Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos e Trabalho, Emprego e Renda.
O primeiro local a receber o projeto será a praça José Bonifácio. Posteriormente, ele será levado a outros territórios, onde há concentração da população em situação de rua. Durante o atendimento na praça, as equipes também se deslocarão em busca de pessoas em outros pontos da área central.
As secretarias envolvidas atuarão com uma série de ações, como abordagem, acolhimento, escuta ativa, recadastramento, inclusão no Cadastro Único e em programas sociais, encaminhamento para documentação, avaliação médica, atendimento pelo Consultório na Rua e CAPS AD, tratamento em clínicas credenciadas, cadastro para vagas de trabalho e cursos de qualificação, articulação de vagas com empresas parceiras, criação de projetos de cotas para programas habitacionais, apoio operacional e transporte, doação de roupas e kits de higiene, articulação com voluntários e organizações parceiras e apoio operacional e de segurança pelas equipes da Guarda Civil e da Secretaria de Segurança Pública.

COMO AJUDAR - A população também pode auxiliar na identificação e informar sobre as pessoas em situação de rua pelos telefones (19) 99694-1768, (19) 99705-4663, 99446-4389 (Serviço de Abordagem Social), pelo 153 da Guarda Civil Metropolitana e pelo (19) 3426-5979.

FONTE/CRÉDITOS: CCS
Comentários:
Karol

Publicado por:

Karol

Saiba Mais
Rifa IP _ 2
Rifa IP _ 2

Veja também

Rifa IP
Rifa IP

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Informativo Piracicaba
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR