Esse animal é o gambá, um marsupial, como o canguru e o coala.
Pra quem não sabe ele se alimenta de frutos, ratos, escorpiões, insetos, cobras, carrapatos, aranhas, baratas, lacraias, etc.
É inofensivo e suporta até 80 mordidas de cascavel e de cobra coral e não transmite e nem contrai raiva, portanto vamos protegê-lo, pois ele elimina animais peçonhentos.
Mês de agosto é o mês em que os escorpiões se multiplicam e o mais perigoso é o escorpião amarelo (principalmente os filhotes) e o marrom.
Esses são os mais temerosos, pois são os mais que provocam acidentes em nosso país, portanto devemos tomar certos cuidados como:
Fazer limpeza de terrenos baldios, faxinas nas residências, locais abandonados e ao executar essas limpezas não deixar de usar luvas, botas, óculos de proteção, roupas apropriadas, bonés ou chapéus para sua proteção.
Outro cuidado são com as enchentes, pois esses animais peçonhentos (cobras, escorpiões, aranhas, lacraias, vespas, etc) e animais transmissores de doenças (ratos, baratas, formigas, etc) saem de suas tocas alagadas e adentram em nossas residências em procura de abrigo e para isso devemos tapar frestas, buracos nas paredes, festas das portas, janelas, etc.
Cuidado com crianças, elas são as mais vulneráveis ao acidentes com animais peçonhentos, por isso devemos vasculhar cobertores, toalhas, travesseiros, calçados, meias, roupas, vasos de flores, sofás, etc.
Em caso de acidentes ligar 192 Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou 193 Corpo de Bombeiros.
Hospital de referência em caso de acidentes com animais peçonhentos é a Santa Casa de Misericórdia.
Ademir Martins.
MTb-0092930/SP.
FONTE/CRÉDITOS: Redação: Colunista Ademir
O texto acima expressa a visão de quem o escreveu, não condiz com o posicionamento do nosso Portal.
Comentários: