Espaço para comunicar erros nesta postagem
Legislar: Criar, discutir e votar leis que organizam o município (como o Plano Diretor, regras de zoneamento, trânsito local, nome de ruas e o orçamento anual)
Fiscalizar: Acompanhar as ações do prefeito e dos secretários, verificando se o dinheiro público e os impostos estão sendo bem aplicados. Também julgam as contas da prefeitura e podem abrir Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).
Representar: Ser a voz da população na Câmara Municipal, ouvindo os problemas dos bairros e cobrando soluções da Prefeitura.
Com base nas 3 principais vertentes da real função de um Vereador, vamos tentar transparecer para a população, quando é que um vereador realmente esta realizando essas funções dentro da Casa de Leis.
Para ilustrar vamos pegar como referência a última Reunião Ordinária aqui da Câmara de Vereadores de Piracicaba, que foi a 59ª Reunião Ordinária, vamos ver o que foi mais abordado nessa reunião.
Matérias
Parecer Contrário
Parecer Nº 237 ao Projeto de Lei Nº 138/2026
PDL Discussão Única
Projeto de Decreto Legislativo Nº 52/2026
Moções Discussão Única
Moção Nº 533/2026
Moção Nº 534/2026
Moção Nº 535/2026
Moção Nº 536/2026
Requerimento Discussão Única
Requerimento Nº 895/2026
Requerimento Nº 904/2026
Requerimento Nº 907/2026
Requerimento Nº 908/2026
Requerimento Nº 909/2026
Solicitação de Urgência
Solicitação de Urgência Nº 156/2026 ao Requerimento Nº 914/2026
Requerimento Nº 914/2026
Solicitação de Urgência Nº 158/2026 ao Requerimento Nº 916/2026
Requerimento Nº 916/2026
Solicitação de Urgência Nº 159/2026 ao Requerimento Nº 922/2026
Requerimento Nº 922/2026
Solicitação de Urgência Nº 157/2026 ao Requerimento Nº 924/2026
Requerimento Nº 924/2026
PLC 2ª Discussão
Projeto de Lei Complementar Nº 13/2026
Projeto de Lei Complementar Nº 22/2026
PL 2ª Discussão
Projeto de Lei Nº 174/2026
Nova Redação Nº 1/2026 ao Projeto de Lei Nº 206/2026
PL 1ª Discussão
Projeto de Lei Nº 126/2026
Substitutivo Nº 1 ao Projeto de Lei Nº 126/2026
Substitutivo Nº 2 ao Projeto de Lei Nº 126/2026
Emenda Nº 1 ao Substitutivo Nº 2 ao Projeto de Lei Nº 126/2026
Emenda Nº 2 ao Substitutivo Nº 2 ao Projeto de Lei Nº 126/2026
Projeto de Lei Nº 209/2026
Com base nessa última reunião, podemos observar que boa parte dela os Edis se preocuparam realmente em legislar e fiscalizar, no entanto podemos observar que tivemos 4 Moções de Aplausos nessa sessão, bom de uma maneira informal para você leitor compreender: Moção de Aplausos é basicamente o Vereador parabenizando uma pessoa, entidade e/ou empresas por algo bom que a mesma tenha realizado na cidade, ou simplesmente preenchendo espaço por falta de colocar algo melhor no lugar.
Acho importante parabenizar as pessoas, dar mérito, porém creio que esses tipos de parabenizações não deveriam ser tão constantes, digo isso por conta de que no lugar de moções deveria ter mais fiscalizações (requerimentos) e mais Projetos de Lei, pois isso sim seria uma boa representatividade.
Fico feliz quando vejo uma reunião como essa da Câmara que tem mais trabalho e menos aplausos, infelizmente de forma prática e suscinta até aqueles que receberam as moções ficariam mais felizes se tiverem uma cidade melhor para morar, sem buracos, com serviços de qualidade melhor, Piracicaba esta remendada no asfalto, anos e anos ninguém fiscaliza a qualidade do material que é utilizado e nem mesmo a qualidade do serviço, esta escancarado na cara dos vereadores e ninguém tem se manifestado, são milhões e milhões indo pelo ralo e agora em 2027 serão possivelmente mais 400 milhões para asfalto e a cidade continua um caos no quesito mobilidade urbana, uma cidade em constante crescimento e com uma mobilidade que parou no tempo desde a última vez que Barjas Negri olhou com atenção para isso e criou diversas pontes, conexões entre bairros, mas os vereadores dessa casa quantas vezes cobraram a atual gestão sobre isso, se for para gastar milhões e milhões em asfalto ruim, melhor pegar esse dinheiro e investir em bons salários para médicos e professores, assim pelo menos teremos uma saúde mais digna, pois não adianta ter prédios e prédios pra a saúde se não tem médicos e profissionais que além de qualificados amem o que estão fazendo e trate bem o povo.
Que continuem assim nossos Edis, porém em uma ampla avaliação do atual mandato navegando pelas reuniões pode se observar que tem muito mais moções, entrega de congratulações do que requerimentos e projetos de leis, mas vamos acompanhando aqui.
Publicado por:
Patrick Taylor
Cristão, Esposo, Pai, Empresário, Jornalista, Publicitário, Designer Gráfico, Programador
Saiba MaisNossas notícias
no celular
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se