"Eu achei que fosse aumentar pelo que estavam falando, mas quando vi o valor fiquei muito satisfeito. No ano passado paguei R$ 780 de IPTU e neste ano veio R$ 607". O relato do aposentado Paulo da Silva, de 74 anos, resume a reação de contribuintes que procuraram a Prefeitura de Piracicaba esta semana para imprimir os carnês, ao conferirem os valores do IPTU 2026.
Paulo contou que chegou apreensivo após ouvir comentários sobre possíveis aumentos no imposto, mas saiu aliviado e agradecido pela redução. "Tem muita gente que questiona sem saber realmente o que está acontecendo. Espero que a Prefeitura continue colaborando com os piracicabanos, porque isso ajuda bastante", afirmou.
O contribuinte Ericson Marino também comemorou a diminuição no valor do imposto. Segundo ele, a redução representa um alívio no orçamento familiar. "Vim conferir porque tinha visto nas notícias que poderia haver redução e realmente diminuiu. Isso ajuda muito a família. Saio daqui muito feliz", destacou.
Já Valdemar Antonio de Souza afirmou que o valor ficou abaixo do esperado e decidiu aproveitar para realizar o pagamento em parcela única. "Ficou melhor do que eu imaginava. O valor ficou bom e vou pagar à vista, como sempre faço", comentou.
Fernando Lucazichi Fartini, de 37 anos, disse que ouviu informações desencontradas sobre aumento do imposto e longas filas de atendimento, mas encontrou uma realidade diferente ao chegar à Prefeitura. "Falaram que teria fila até na rua e que eu passaria o dia inteiro aqui. Também disseram que o imposto iria aumentar, mas acabou diminuindo. Fui atendido rapidamente e fiquei feliz com a redução do valor", relatou.

ATENDIMENTO ÁGIL - Além da redução percebida por contribuintes, outro destaque desta quarta-feira foi a agilidade no atendimento presencial realizado no setor de Atendimento ao Cidadão. Durante a manhã, o movimento nos guichês ocorreu de forma rápida, com tempo médio inferior a cinco minutos para atendimento e emissão dos carnês.
A emissão do carnê do IPTU 2026 segue disponível pelo site oficial do município, por meio do portal da Prefeitura de Piracicaba (piracicaba.sp.gov.br).
Os contribuintes que ainda tiverem dificuldade para emitir ou imprimir o documento também podem procurar atendimento presencial no setor de Atendimento ao Cidadão, localizado no T2 do prédio da Prefeitura.
Para ampliar o suporte à população até o vencimento da primeira parcela e da cota única, a administração municipal estendeu o horário de atendimento até sexta-feira, 29/05, das 8h às 18h, duas horas a mais por dia. A equipe responsável também foi reforçada para garantir mais agilidade, orientação e conforto aos contribuintes.

REDUÇÃO PARA MAIS DE 60% DOS IMÓVEIS - A atualização dos boletos ocorre após decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, que cassou a liminar relacionada à nova legislação do imposto. Em razão do prazo reduzido causado pela indefinição judicial, excepcionalmente neste ano não haverá tempo hábil para a entrega dos carnês pelos Correios. Dessa forma, os contribuintes devem acessar o portal da Prefeitura para emitir o documento de pagamento, disponível em formato com código de barras e também por QR Code.
Neste ano, o IPTU poderá ser parcelado excepcionalmente em até oito vezes, com vencimentos entre maio e dezembro.
Os valores passam a seguir a Lei Complementar 474/2025, responsável pela atualização da Planta Genérica de Valores (PGV). A medida resultou em redução do valor do IPTU para cerca de 60% dos imóveis da cidade.
O novo modelo amplia os benefícios para quem mantém os tributos em dia. O desconto para pagamento à vista pode chegar a 15% no valor do IPTU, sendo 5% referentes à cota única e mais 10% para contribuintes sem débitos com o município. Na legislação anterior, o desconto máximo era de 5%.
A atualização da Planta Genérica de Valores corrige uma defasagem histórica de aproximadamente 15 anos sem revisão, promovendo maior equilíbrio e justiça tributária, conforme a evolução urbana e imobiliária do município.

FONTE/CRÉDITOS: CCS