Espaço para comunicar erros nesta postagem
"Creio que o professor é o coração da sociedade, todas as profissões passam pela escola (...) Os professores são pilares fundamentais para uma sociedade democrática, civilizada, letrada e sensível". Essa descrição do profissional que tem seu dia comemorado amanhã, 15/10, é da educadora de Rede Municipal de Ensino de Piracicaba, Sandra Rodrigues de Souza, 48, diretora da EM Prof. Fábio de Souza Maria. Com 28 anos de magistério, sendo 10 anos em sala de aula e 18 na direção de escolas, ela relembra sua jornada na profissão e a importância da pedagogia.
A valorização e a importância da classe também pode ser traduzida em números: a Rede Municipal de Ensino de Piracicaba concentra quase 40% de todos os servidores públicos (7.718 no total). São 3.008 professores que se dedicam a mais de 36 mil alunos em 127 escolas municipais distribuídas em todas as regiões do município.
Sandra, que é formada em Pedagogia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), foi escolhida para dar seu depoimento por que foi eleita por seus pares para receber o prêmio Educador do Ano – 2026, que será entregue dia 21/10, às 19h30, em cerimônia no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Já na segunda série, por conta de uma professora que ela classifica como "espetacular", sentiu como a maneira correta de acolher um estudante pode fazer a diferença no futuro. "Tive uma professora muito ruim na primeira série. Quando eu fui para a segunda série, por outro lado, tive uma professora espetacular. Com a Dona Cidinha eu passei a desejar ser docente". Esse desejo surgiu quando ela tinha apenas 7 anos.
"Eu creio que o professor é o coração da sociedade, todas as profissões passam pela escola. A escolarização é algo que permite que as pessoas possam depois desenvolver suas profissões, suas funções, estejam letradas para seguir a vida com que o decidirem. Os professores são pilares fundamentais para uma sociedade democrática, civilizada, letrada e sensível. É de suma importância".
Com décadas de experiência na Rede Municipal de Ensino de Piracicaba, em homenagem aos colegas educadores, ela ressalta sua gratidão:
"Falo na posição de servidora, de mãe, que já utilizou a rede, e como avó, que tem uma neta, também atendida pelo município. O que digo aos professores é que, se essa Rede se tornou essa potência de ensino de qualidade e de desenvolvimento das crianças, muito é devido a equipe docente, que faz maravilhas. O zelo, o acolhimento, a amorosidade com que as nossas crianças são recebidas todos os dias é notável e traz resultados para a vida das famílias. Então, meu recado é de gratidão, carinho e muito respeito".
Segundo o prefeito Helinho Zanatta, valorizar os professores é essencial para a construção de uma sociedade melhor. "A sala de aula é o espaço de formação dos nossos cidadãos. Todas as profissões passam pelas mãos dos educadores, por isso, é fundamental valorizar quem dedica a vida a ensinar. Essa valorização se dá de diversas formas, como na melhoria das condições de trabalho, no incentivo à formação continuada e à realização de projetos, no investimento em mais profissionais e, principalmente, no reconhecimento e agradecimento aos professores, que dedicam seu conhecimento e amor às nossas crianças."
Nossas notícias
no celular
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se